Ocorrência

MBM - Herbário do Museu Botânico Municipal

Versão mais recente publicado por Museu Botânico Municipal em 22 de Julho de 2024 Museu Botânico Municipal
Início:
Link
Publication date:
22 de Julho de 2024
Licença:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 336.088 registros em Portuguese (21 MB) - Frequência de atualização: mensalmente
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (11 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (8 KB)

Descrição

O acervo do Museu Botânico Municipal (MBM) é composto por 435.000 amostras, sendo considerado um dos maiores herbários do país e o maior da flora sul brasileira. É um acervo científico devidamente catalogado e identificado pelos mais conceituados especialistas, tendo como público alvo estudantes e pesquisadores das áreas botânicas e afins. Apresenta um programa de permuta de duplicatas de material botânico, mantendo intercâmbio com 207 instituições congêneres, sendo 53 brasileiras e 154 internacionais. Possui, atualmente, cerca de 2.900 typus nomenclaturais. Para poder manter esse intercâmbio, desenvolve um expressivo programa de coletas botânicas, realizando, de quatro a cinco grandes expedições anuais, geralmente aos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Tocantins, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Anualmente o acervo é incrementado em cerca de 6.000 novos espécimes. Além do programa de permutas de duplicatas, ainda promove o empréstimo de exsicatas para dissertações de mestrado e teses de doutorado, para pesquisadores brasileiros e de instituições fora do Brasil. A coleção do Museu Botânico Municipal é reconhecida por sua importância, estando credenciada como Instituição Fiel Depositária de Componentes do Patrimônio Genético junto ao (CGEN). É reconhecida internacionalmente, sendo referência para os projetos Flora do Estado do Paraná e Flora do Brasil 2020.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 336.088 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Herbário do Museu Botânico Municipal de Curitiba, MBM

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Museu Botânico Municipal. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: 3b8e9d83-b2d4-4a97-973c-31d98b67b1e9.  Museu Botânico Municipal publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.

Palavras-chave

Occurrence; Specimen; Occurrence

Contatos

Marcelo Leandro Brotto
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Curador
Museu Botânico Municipal (MBM)
Caixa Postal 1142
80001-970 Curitiba
Paraná
BR
+55 41 3362-1800
speciesLink Network
  • Custódio De Dados
Network
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Av. Dr. Romeu Tórtima, 388
13084-791 Campinas
São Paulo
BR
+55 19 3288-0466

Cobertura Geográfica

Predominantemente Brasil

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-33,75, -74], Norte Leste [5,27, -30]

Cobertura Taxonômica

Nenhuma descrição disponível

Reino Plantae

Dados Sobre o Projeto

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, visa prover à sociedade, ao poder público e à comunidade científica infraestrutura de dados de acesso público e aberto integrando informações de acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro depositadas no exterior

Título INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos
Financiamento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq
Descrição da Área de Estudo Ocorrência de espécies de plantas e fungos no Brasil

O pessoal envolvido no projeto:

Leonor Costa Maia
  • Distribuidor

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos 3b8e9d83-b2d4-4a97-973c-31d98b67b1e9
http://ipt1.cria.org.br/ipt/resource?r=mbm