Ocorrência

SPSF - Herbário Dom Bento José Pickel

Versão mais recente publicado por Instituto Florestal em 9 de Abril de 2024 Instituto Florestal
Início:
Link
Publication date:
9 de Abril de 2024
Published by:
Instituto Florestal
Licença:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 55.750 registros em Portuguese (4 MB) - Frequência de atualização: mensalmente
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (9 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (8 KB)

Descrição

O Herbário Dom Bento José Pickel tem sua origem no antigo Serviço Florestal do Estado de São Paulo. Idealizado por Alberto Löfgren, o Serviço Florestal foi criado em 1911, com vistas à conservação, manejo, conhecimento e à exploração metódica das florestas paulistas. Após essa data teve início uma modesta coleção de exsicatas junto à Seção de Introdução de Essências do então Serviço Florestal, pelo engenheiro silvicultor Mansueto Koscinski. Em 1942 é contratado o biologista Dom Bento José Pickel, monge beneditino, que divide a responsabilidade da condução do acervo com Mansueto Koscinski e a indexação do Herbário ao Index Herbariorum. Em 1951 Dom Bento é nomeado chefe do Museu Florestal Octavio Vecchi, outro setor do Serviço Florestal. Leva consigo o acervo botânico e bibliográfico. Se aposentou em 1960, legando uma coleção de 5.515 amostras. Nesse ínterim o Serviço Florestal dera origem, em 1970, ao atual Instituto Florestal. Após a sua aposentadoria em 1960 o Herbário esteve inativo nos 16 anos seguintes. Em 1976, o biologista João Batista Baitello, recém contratado, solicita a seus superiores a transferência do acervo botânico e bibliográfico do Museu para a Divisão de Dasonomia, Seção de Madeiras e Produtos Florestais, assumindo a curadoria do acervo. De 1992 até agosto de 2012 a Curadoria foi exercida pelo Pesquisador Científico, Biólogo João Aurélio Pastore. Em primeiro de setembro de 2012, o Pesquisador Científico e Biólogo João Batista Baitello reassume a Curadoria do Herbário. Atualmente a coleção está prestes a alcançar as 50.000 exsicatas, sendo a sexta do Estado com representatividade maior em Spermatophyta do Estado de São Paulo, em geral oriundas das Florestas Ombrófilas Densa e Mista, Estacional Semidecidual e Cerrado. As maiores famílias são: Myrtaceae, Lauraceae, Fabaceae, Asteraceae, Melastomataceae, Rubiaceae, Solanaceae, Euphorbiaceae.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 55.750 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

SPSF - Herbário Dom Bento José Pickel

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Instituto Florestal. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: 16ed67e5-fd70-4fd4-85c3-70ea2da627fe.  Instituto Florestal publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.

Palavras-chave

Occurrence; Specimen; Occurrence

Contatos

João Batista Baitello
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Curador
Instituto Florestal (IF)
Rua do Horto 931 - Horto Florestal
02377-000 São Paulo
São Paulo
BR
+55 11 2231-8555
speciesLink Network
  • Custódio De Dados
Network
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Av. Dr. Romeu Tórtima, 388
13084-791 Campinas
São Paulo
BR
+55 19 3288-0466

Cobertura Geográfica

Predominantemente Brasil

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-33,75, -74], Norte Leste [5,27, -30]

Cobertura Taxonômica

Nenhuma descrição disponível

Reino Plantae

Dados Sobre o Projeto

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, visa prover à sociedade, ao poder público e à comunidade científica infraestrutura de dados de acesso público e aberto integrando informações de acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro depositadas no exterior

Título INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos
Financiamento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq
Descrição da Área de Estudo Ocorrência de espécies de plantas e fungos no Brasil

O pessoal envolvido no projeto:

Leonor Costa Maia
  • Distribuidor

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos 16ed67e5-fd70-4fd4-85c3-70ea2da627fe
http://ipt1.cria.org.br/ipt/resource?r=spsf