Ocorrência

SP-Algae - Herbário do Estado "Maria Eneyda P. Kaufmann Fidalgo - Coleção de Algas

Versão mais recente publicado por Instituto de Botânica, São Paulo em 14 de Outubro de 2024 Instituto de Botânica, São Paulo
Início:
Link
Publication date:
14 de Outubro de 2024
Licença:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 18.052 registros em Portuguese (1 MB) - Frequência de atualização: mensalmente
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (12 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (9 KB)

Descrição

A maior particularidade desse acervo está relacionada aos diferentes tipos de amostras que a compõe: amostras líquidas (preservadas em formol), lâminas permanentes e exsicatas de material seco. As coletas dos espécimes depositados são oriundas de diferentes ecossistemas aquáticos do Estado de São Paulo e demais estados brasileiros e outros países. O SP-ALGAE está registrado na Rede Brasileira de Herbários (Sociedade Botânica do Brasil) e no Index Herbariorum, e os registros estão disponíveis no sistema Species Link. A Coleção Líquida encontra-se armazenada em frascos de vidro, fixadas com formol, contendo amostras de macro e microalgas provenientes de diversas regiões do Brasil, ambientes de águas continentais (reservatórios, lagos, rios, banhados), salobras e ambientes marinhos. Há também amostras provenientes de bancos de cultivo de algas e de experimentos, representantes de algas subaéreas, especialmente da Mata Atlântica. A coleção líquida reúne representantes de muitos grupos de algas. A Coleção de Lâminas é representada, na maioria, por lâminas de amostras preparadas para observação de diatomáceas, de ambientes continentais, marinhos, sedimentos superficiais e de sedimentos provenientes de estudos paliolimnológicos. Há nesta coleção de lâminas vários TIPOS de diatomáceas, registros de materiais brasileiros. A Coleção de Exsicatas é composta especialmente por macroalgas marinhas - com representantes de Cyanobacteria, Rhodophyta, Phaeophyta e Chlorophyta – tanto de água doce como salgada; com representantes do todo litoral Brasileiro, inúmeros representantes do litoral Paulista, Espírito Santo, além de material proveniente do Caribe, América do Norte, Europa e Continente Antártico, dentre outras regiões.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 18.052 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

SP-Algae - Herbário do Estado "Maria Eneyda P. Kaufmann Fidalgo - Coleção de Algas

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Instituto de Botânica, São Paulo. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: ecc2d1d3-031f-4478-8565-3e098e85b33f.  Instituto de Botânica, São Paulo publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.

Palavras-chave

Occurrence; Specimen; Occurrence

Contatos

Andréa Tucci
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Curador
Instituto de Botânica (IBt)
Instituto de Botânica; Av. Miguel Stefano, 3087; Água Funda; Entrada pela portaria II
04301-012 São Paulo
São Paulo
BR
speciesLink Network
  • Custódio De Dados
Network
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Rua João Carlos do Amaral, 500, casa 01
13070-111 Campinas
São Paulo
BR

Cobertura Geográfica

Predominantemente Brasil

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-33,75, -74], Norte Leste [5,27, -30]

Cobertura Taxonômica

Nenhuma descrição disponível

Reino Plantae

Dados Sobre o Projeto

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, visa prover à sociedade, ao poder público e à comunidade científica infraestrutura de dados de acesso público e aberto integrando informações de acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro depositadas no exterior

Título INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos
Financiamento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq
Descrição da Área de Estudo Ocorrência de espécies de plantas e fungos no Brasil

O pessoal envolvido no projeto:

Leonor Costa Maia
  • Distribuidor

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos ecc2d1d3-031f-4478-8565-3e098e85b33f
http://ipt1.cria.org.br/ipt/resource?r=sp-algae