Ocorrência

OUPR - Herbário "Professor José Badini"

Versão mais recente publicado por Universidade Federal de Ouro Preto em 9 de Maio de 2024 Universidade Federal de Ouro Preto
Início:
Link
Publication date:
9 de Maio de 2024
Licença:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 42.000 registros em Portuguese (3 MB) - Frequência de atualização: mensalmente
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (13 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (10 KB)

Descrição

No século XIX, foram implantados os herbários no Brasil: Herbário do Museu Nacional/ R (1808); Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro/ RB (1890); Herbário da Escola de Farmácia de Ouro Preto/ OUPR (1891); Herbário Museu Paraense E. Goeldi/ MG; (1895); Herbário D. Bento Pickel/ SPSF (1896) e Herbário da Escola de Minas/ EM (1900). O Herbário Professor José Badini foi fundado em 1986, no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), da Universidade Federal de Ouro Preto, onde foram incorporados os acervos dos Herbários da Escola de Farmácia, Herbário da Escola de Minas e Herbário Magalhães Gomes, mantendo o acrônimo OUPR. Dentre as coleções históricas importantes deste Herbário figuram as de Schwacke, Leonidas Damazio, Álvaro da Silveira, C. T. de Magalhães Gomes e seus irmãos, Ducke, Costa Sena, Alfredo T. Baeta Neves, Mello Barreto, Campos Porto, Loefgren, Jacinto Bruno de Godoy e Moacyr do Amaral Lisboa. O seu acervo atualmente é de aproximadamente 35.000 exsicatas, tanto da flora brasileira, como de espécies exóticas. Possui diversas espécies tipus descritas, principalmente, pelos botânicos Álvaro da Silveira, Leonidas Damázio, Schwacke, Moacyr do Amaral Lisboa e José Badini. Este patrimônio, que data de mais de um século, é sempre solicitado para consultas por diversas instituições e pesquisadores, do Brasil e do exterior, no desenvolvimento de pesquisas em taxonomia, florística, farmacologia, ecologia e outras ciências afins. Dentre as coleções atuais de maior importância em número de espécimes coletados merece destaque a do Prof. José Badini, que amostrou principalmente Ouro Preto e região. O acervo do Herbário Professor José Badini contempla principalmente a flora do Quadrilátero Ferrífero, principalmente de campos rupestres quartzíticos e ferruginosos (cangas), além de florestas (matas semideciduais e ciliares). O Herbário “Professor José Badini” é cadastrado junto à Rede Brasileira de Herbário e Index Herbariorum, o que contribui para a divulgação de seu acervo junto à comunidade científica, além de ser reconhecido como Fiel Depositário do Patrimônio Genético junto ao Ministério do Meio Ambiente (Deliberação no 61, D.O.U. 08/7/2004, seção 1, página 104).

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 42.000 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Qualquer pessoa que venha a desenvolver pesquisa científica (ou tecnológica) baseada nos dados acessados em páginas eletrônicas do Herbário OUPR ficam obrigados a mencionar nos trabalhos científicos relacionados com os dados acessados que venham a produzir, o uso da base de dados gerada pelo Herbário OUPR a citação do seu nome e/ou acrônimo (Herbário OUPR ou OUPR). Esse crédito deve ser feito em qualquer publicação, anúncio, correspondência ou demonstração pública que faça alusão a, ou mencione, tal dado. Os usuários do Herbário OUPR devem enviar ao respectivo Curador cópia de todas as publicações que façam uso de dados ou espécimes desta coleção.

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Universidade Federal de Ouro Preto. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: 3345dcbc-a43d-4307-9cd8-084cb293d6bb.  Universidade Federal de Ouro Preto publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.

Palavras-chave

Occurrence; Specimen; Occurrence

Contatos

Viviane Renata Scalon
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Curador
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
UFOP/ ICEB, Campus Morro do Cruzeiro s/n, Bairro Bauxita
Ouro Preto
Minas Gerais
BR
+55 31 3559-1706
speciesLink Network
  • Custódio De Dados
Network
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Av. Dr. Romeu Tórtima, 388
13084-791 Campinas
São Paulo
BR
+55 19 3288-0466

Cobertura Geográfica

Predominantemente Brasil

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-33,75, -74], Norte Leste [5,27, -30]

Cobertura Taxonômica

Nenhuma descrição disponível

Reino Plantae

Dados Sobre o Projeto

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, visa prover à sociedade, ao poder público e à comunidade científica infraestrutura de dados de acesso público e aberto integrando informações de acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro depositadas no exterior

Título INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos
Financiamento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq
Descrição da Área de Estudo Ocorrência de espécies de plantas e fungos no Brasil

O pessoal envolvido no projeto:

Leonor Costa Maia
  • Distribuidor

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos 3345dcbc-a43d-4307-9cd8-084cb293d6bb
http://ipt1.cria.org.br/ipt/resource?r=oupr