HPL - Herbário do Jardim Botânico Plantarum

Versão mais recente publicado por Jardim Botânico Plantarum em Sep 10, 2019 Jardim Botânico Plantarum

O Herbário do Jardim Botânico Plantarum foi fundado por seu diretor, Harri Lorenzi, em 2002 - o início de sua coleção, no entanto, remonta ao ano de 1990. Desde 2008 está indexado sob a sigla HPL junto ao Index Herbariorum, cadastro internacional de herbários. O Herbário HPL também integra a Rede Brasileira de Herbários (RBH), por sua vez ligada à Sociedade de Botânica do Brasil. Localizado no subsolo do prédio administrativo, o Herbário HPL dispõe de mais de 15 mil exsicatas em seu acervo, originárias, em sua vasta maioria, da flora nativa de nosso país. Entre as mais de 300 famílias de angiospermas, gimnospermas e pteridófitas que compõe seu patrimônio, o primeiro grupo respondendo por aproximadamente 95% dos acessos, destacam-se as coleções de Acanthaceae, Araceae, Arecaceae, Begoniaceae, Gesneriaceae, Maranthaceae e Passifloraceae. A sua coleção de tipos nomenclaturais - exsicatas utilizadas na descrição original de uma espécie até então nova para a ciência e selecionadas por seu ator como sua permanente referência material - possui mais de 40 cadastros, com destaque absoluto para as palmeiras (Arecaceae), em particular do gêneroSyagrus. O principal objetivo do Herbário HPL é documentar a diversidade biológica vegetal de nosso país, servindo também como suporte para as pesquisas e depositário do material testemunho dos diversos livros publicados pelo Instituto Plantarum, atestando a sua autenticidade científica. Por outro lado, em conjunto com as demais coleções biológicas, é fonte de material científico e didático para o desenvolvimento de várias e atividades e pesquisas realizadas pela equipe técnica do Jardim Botânico Plantarum. A coleção do Herbário HPL hoje é consultada por pesquisadores de todo o Brasil e de outros países, e são particularmente frequentes os intercâmbios de material com instituições de todo o mundo. A visitação pública, contudo, só é possível em horários pré-agendados pela instituição.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 13,661 registros.

Este IPT armazena os dados e, portanto, serve como um repositório de dados. Os dados e os metadados do recurso estão disponíveis para download no seção de downloads. A tabela de versões lista outras versões do recurso que foram disponibilizadas ao público e permite o rastreamento das alterações realizadas no recurso ao longo do tempo.

Downloads

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 13,661 registros em Portuguese (873 KB) - Frequência de atualização: mensalmente
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (9 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (8 KB)

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Herbário Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Jardim Botânico Plantarum. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC) 4.0 License.

GBIF Registration

Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: e153bbae-f9cd-46a6-a4dd-db74983c7075.  Jardim Botânico Plantarum publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.

Palavras-chave

Occurrence; Specimen

Contatos

Quem criou esse recurso:

Antonio Campos Rocha
Curador
Jardim Botânico Plantarum Avenida Brasil, 2000 13460-000 Nova Odessa São Paulo BR +55 19 3466-5587
http://www.plantarum.org.br

Quem pode responder a perguntas sobre o recurso:

Harri Lorenzi
Curador
Jardim Botânico Plantarum Avenida Brasil, 2000 13460-000 Nova Odessa São Paulo BR +55 19 3466-5587
http://www.plantarum.org.br

Quem preencher os metadados:

Harri Lorenzi
Curador
Jardim Botânico Plantarum Avenida Brasil, 2000 13460-000 Nova Odessa São Paulo BR +55 19 3466-5587
http://www.plantarum.org.br

Quem mais foi associado com o recurso:

Custódio de dados
speciesLink Network
Network
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA Av. Dr. Romeu Tórtima, 388 13084-791 Campinas São Paulo BR +55 19 3288-0466
http://splink.cria.org.br

Cobertura Geográfica

Predominantemente Brasil

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-33.75, -74], Norte Leste [5.27, -30]

Cobertura Taxonômica

Nenhuma descrição disponível

Reino  Plantae

Dados Sobre o Projeto

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, visa prover à sociedade, ao poder público e à comunidade científica infraestrutura de dados de acesso público e aberto integrando informações de acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro depositadas no exterior

Título INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos
Financiamento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq
Descrição da Área de Estudo Ocorrência de espécies de plantas e fungos no Brasil

O pessoal envolvido no projeto:

Distribuidor
Leonor Costa Maia

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos e153bbae-f9cd-46a6-a4dd-db74983c7075
http://ipt1.cria.org.br/ipt/resource?r=hpl