Ocorrência

HAS-Algae-Cyanobacteria - Coleção Ficológica do HAS

Versão mais recente publicado por Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul em 8 de Abril de 2024 Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul
Início:
Link
Publication date:
8 de Abril de 2024
Licença:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 2.161 registros em Portuguese (108 KB) - Frequência de atualização: mensalmente
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (10 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (9 KB)

Descrição

A coleção de algas e cianobactérias faz parte do rol de acervos do Museu de Ciências Naturais, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) do Rio Grande do Sul. A organização dessa coleção teve início em 1970 e a partir de 1975 passou a integrar o herbário que recebeu a denominação em homenagem ao ilustríssimo botânico Alarich R.H. Schultz, sob o acrônimo de HAS. Registrado na International Association of Plant Taxonomy e no Index Herbariorum desde 1981 (um catálogo mundial sob a coordenação do Jardim Botânico de Nova York), sendo o único herbário público estadual cadastrado como FIEL DEPOSITÁRIO de Componentes do Patrimônio Genético no CGEM/MMA, junto com as coleções zoológicas do Museu de Ciências Naturais (Resolução Nº5, de 29.08.2002). Participa da Rede Brasileira de Herbários; integra o INCT/Herbário Virtual da Flora e dos Fungos e possui ainda dados disponíveis nos sites da Flora do Brasil, no SpeciesLink e no SIGBio. Para efeitos de acondicionamento e curadoria, devido às peculiaridades de cada tipo de coleção, o Herbário HAS é organizado em setores. Assim, a coleção de algas e cianobactérias foi separada das coleções de plantas, fungos e liquens. Esta separação também foi adotada no SpeciesLink (HAS e HAS-algae e cyanobacteria). A maior parte dessa coleção é constituída de amostras provenientes de diferentes ecossistemas do estado do Rio Grande do Sul, incluindo ambientes aquáticos e terrestres. Atualmente, o acervo tem 16.533 registros, dentre os quais 15.910 são lotes em líquido de ambientes aquáticos, abrigando, além de cianobactérias, microalgas das diferentes divisões. Os outros 623 registros são de exemplares de cianobactérias terrestres. No HAS estão guardadas, ainda, lâminas permanentes de diatomáceas, totalizando 6.790 registros. A coleção inclui também culturas de cianobactérias (HASC). Até o momento, 22.913 registros constam no SpeciesLink.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 2.161 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Coleção Ficológica do HAS, HAS-Algae (www.fzb.rs.gov.br)

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: 34c5f30d-675b-4bc0-8c63-3af03bf6210d.  Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.

Palavras-chave

Occurrence; Specimen; Occurrence

Contatos

Vera Regina Werner
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Curador
Museu de Ciências Naturais - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (MCN-FZBRS)
Rua Dr. Salvador França, 1427 - Bairro Jardim Botânico
90690-000 Porto Alegre
Rio Grande do Sul
BR
+55 51 3320-2062
speciesLink Network
  • Custódio De Dados
Network
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Av. Dr. Romeu Tórtima, 388
13084-791 Campinas
São Paulo
BR
+55 19 3288-0466

Cobertura Geográfica

Predominantemente Brasil

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-33,75, -74], Norte Leste [5,27, -30]

Cobertura Taxonômica

Nenhuma descrição disponível

Reino Plantae

Dados Sobre o Projeto

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, visa prover à sociedade, ao poder público e à comunidade científica infraestrutura de dados de acesso público e aberto integrando informações de acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro depositadas no exterior

Título INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos
Financiamento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq
Descrição da Área de Estudo Ocorrência de espécies de plantas e fungos no Brasil

O pessoal envolvido no projeto:

Leonor Costa Maia
  • Distribuidor

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos 34c5f30d-675b-4bc0-8c63-3af03bf6210d
http://ipt1.cria.org.br/ipt/resource?r=has-algae