Occurrence

DVPR - Herbário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Dois Vizinhos

Dernière version Publié par Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos le 9 avril 2024 Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos

Téléchargez la dernière version de la ressource en tant qu'Archive Darwin Core (DwC-A), ou les métadonnées de la ressource au format EML ou RTF :

Données sous forme de fichier DwC-A (zip) télécharger 6 788 enregistrements dans Portugais (571 KB) - Fréquence de mise à jour: mensuel
Métadonnées sous forme de fichier EML télécharger dans Portugais (13 KB)
Métadonnées sous forme de fichier RTF télécharger dans Portugais (9 KB)

Description

O Herbário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos (DVPR) foi idealizado pelo Prof. Fernando C. Bechara em 2008 para atender às disciplinas de Botânica e também aos projetos de levantamentos fitossociológicos e de restauração de áreas degradadas do curso de Engenharia Florestal. Em 2009, a Prof(a). Daniela Aparecida Estevan foi contratada como professora de taxonomia vegetal e curadora do herbário. Após quatro anos de construção do prédio, o herbário DVPR foi inaugurado em 2012, já contando com mais de 800 exsicatas provenientes de doações dos herbários UNIFIL, FUEL e HCF. Atualmente, o herbário atende aos cursos de Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia e Educação no Campo, e aos projetos de pesquisa, principalmente ao projeto CNPq (575081/2008-2) em convênio com a COPEL , o qual conta com diversas parcelas permanentes em fragmento florestal e em parcelas de regeneração passiva e ativa. O acervo é composto atualmente de cerca de 1.800 espécimes de plantas, principalmente de angiospermas, provindas de fragmentos da região, do projeto de restauração de áreas degradadas, e também de doações de outros herbários. A informatização do herbário teve início no final do ano de 2013, utilizando o programa Brahms e encontra-se em andamento. Apesar do recente e ainda pequeno acervo, a tendência após a consolidação do quadro de professores e das instalações do herbário, é crescer e se tornar uma coleção de referência para a região sudoeste do Paraná, que apresenta poucos trabalhos de levantamentos da vegetação e poucos registros em herbários. Com o ingresso da Prof.(a) Fernanda Ferrari iniciou-se também uma coleção de algas, e atualmente o herbário possui uma coleção de 44 amostras provenientes de projetos de pesquisa e ensino realizados por professores da UTFPR, em ambientes lóticos e lênticos (naturais e artificiais) localizados na região sudoeste do Paraná. Cabe ressaltar que o sudoeste do Paraná é uma região cuja amostragem das comunidades fitoplanctônica e perifítica de ambientes aquáticos é ainda incipiente, considerando o tamanho da área de drenagem, especialmente da bacia do Rio Iguaçu, no baixo curso deste rio. Neste sentido, esforços estão sendo feitos para ampliar o número de locais e ambientes aquáticos amostrados, objetivando aumentar o conhecimento e os registros da ficoflórula da região.

Enregistrements de données

Les données de cette ressource occurrence ont été publiées sous forme d'une Archive Darwin Core (Darwin Core Archive ou DwC-A), le format standard pour partager des données de biodiversité en tant qu'ensemble d'un ou plusieurs tableurs de données. Le tableur de données du cœur de standard (core) contient 6 788 enregistrements.

Cet IPT archive les données et sert donc de dépôt de données. Les données et métadonnées de la ressource sont disponibles pour téléchargement dans la section téléchargements. Le tableau des versions liste les autres versions de chaque ressource rendues disponibles de façon publique et permet de tracer les modifications apportées à la ressource au fil du temps.

Versions

Le tableau ci-dessous n'affiche que les versions publiées de la ressource accessibles publiquement.

Comment citer

Les chercheurs doivent citer cette ressource comme suit:

Herbário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Dois Vizinhos, DVPR

Droits

Les chercheurs doivent respecter la déclaration de droits suivante:

L’éditeur et détenteur des droits de cette ressource est Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos. Ce travail est sous licence Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC) 4.0.

Enregistrement GBIF

Cette ressource a été enregistrée sur le portail GBIF, et possède l'UUID GBIF suivante : 0ec3229f-2b53-484e-817a-de8ceb1fce2b.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos publie cette ressource, et est enregistré dans le GBIF comme éditeur de données avec l'approbation du GBIF Brazil.

Mots-clé

Occurrence; Specimen; Occurrence

Contacts

Daniela Aparecida Estevan
  • Fournisseur Des Métadonnées
  • Créateur
  • Personne De Contact
Curador
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Dois Vizinhos (UTFPR-DV)
Estrada para Boa Esperança, Km 04
85660-000 Dois Vizinhos
Paraná
BR
+55 46 3536-8900
Fernanda Ferrari
  • Fournisseur Des Métadonnées
  • Créateur
  • Personne De Contact
Curador
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Dois Vizinhos (UTFPR-DV)
Estrada para Boa Esperança, Km 04
85660-000 Dois Vizinhos
Paraná
BR
+55 46 3536-8900
speciesLink Network
  • Curateur Des Données
Network
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Av. Dr. Romeu Tórtima, 388
13084-791 Campinas
São Paulo
BR
+55 19 3288-0466

Couverture géographique

Predominantemente Brasil

Enveloppe géographique Sud Ouest [-33,75, -74], Nord Est [5,27, -30]

Couverture taxonomique

Pas de description disponible

Kingdom Plantae

Données sur le projet

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, visa prover à sociedade, ao poder público e à comunidade científica infraestrutura de dados de acesso público e aberto integrando informações de acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro depositadas no exterior

Titre INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos
Financement Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq
Description du domaine d'étude / de recherche Ocorrência de espécies de plantas e fungos no Brasil

Les personnes impliquées dans le projet:

Leonor Costa Maia
  • Distributeur

Métadonnées additionnelles

Identifiants alternatifs 0ec3229f-2b53-484e-817a-de8ceb1fce2b
http://ipt1.cria.org.br/ipt/resource?r=dvpr