Descripción
O Herbário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos (DVPR) foi idealizado pelo Prof. Fernando C. Bechara em 2008 para atender às disciplinas de Botânica e também aos projetos de levantamentos fitossociológicos e de restauração de áreas degradadas do curso de Engenharia Florestal. Em 2009, a Prof(a). Daniela Aparecida Estevan foi contratada como professora de taxonomia vegetal e curadora do herbário. Após quatro anos de construção do prédio, o herbário DVPR foi inaugurado em 2012, já contando com mais de 800 exsicatas provenientes de doações dos herbários UNIFIL, FUEL e HCF. Atualmente, o herbário atende aos cursos de Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia e Educação no Campo, e aos projetos de pesquisa, principalmente ao projeto CNPq (575081/2008-2) em convênio com a COPEL , o qual conta com diversas parcelas permanentes em fragmento florestal e em parcelas de regeneração passiva e ativa. O acervo é composto atualmente de cerca de 1.800 espécimes de plantas, principalmente de angiospermas, provindas de fragmentos da região, do projeto de restauração de áreas degradadas, e também de doações de outros herbários. A informatização do herbário teve início no final do ano de 2013, utilizando o programa Brahms e encontra-se em andamento. Apesar do recente e ainda pequeno acervo, a tendência após a consolidação do quadro de professores e das instalações do herbário, é crescer e se tornar uma coleção de referência para a região sudoeste do Paraná, que apresenta poucos trabalhos de levantamentos da vegetação e poucos registros em herbários. Com o ingresso da Prof.(a) Fernanda Ferrari iniciou-se também uma coleção de algas, e atualmente o herbário possui uma coleção de 44 amostras provenientes de projetos de pesquisa e ensino realizados por professores da UTFPR, em ambientes lóticos e lênticos (naturais e artificiais) localizados na região sudoeste do Paraná. Cabe ressaltar que o sudoeste do Paraná é uma região cuja amostragem das comunidades fitoplanctônica e perifítica de ambientes aquáticos é ainda incipiente, considerando o tamanho da área de drenagem, especialmente da bacia do Rio Iguaçu, no baixo curso deste rio. Neste sentido, esforços estão sendo feitos para ampliar o número de locais e ambientes aquáticos amostrados, objetivando aumentar o conhecimento e os registros da ficoflórula da região.
Registros
Los datos en este recurso de registros biológicos han sido publicados como Archivo Darwin Core(DwC-A), el cual es un formato estándar para compartir datos de biodiversidad como un conjunto de una o más tablas de datos. La tabla de datos del core contiene 7.120 registros.
Este IPT archiva los datos y, por lo tanto, sirve como repositorio de datos. Los datos y los metadatos del recurso están disponibles para su descarga en la sección descargas. La tabla versiones enumera otras versiones del recurso que se han puesto a disposición del público y permite seguir los cambios realizados en el recurso a lo largo del tiempo.
Versiones
La siguiente tabla muestra sólo las versiones publicadas del recurso que son de acceso público.
¿Cómo referenciar?
Los usuarios deben citar este trabajo de la siguiente manera:
Herbário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Dois Vizinhos, DVPR
Derechos
Los usuarios deben respetar los siguientes derechos de uso:
El publicador y propietario de los derechos de este trabajo es Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos. Esta obra está bajo una licencia Creative Commons de Atribución/Reconocimiento-NoComercial (CC-BY-NC 4.0).
Registro GBIF
Este recurso ha sido registrado en GBIF con el siguiente UUID: 0ec3229f-2b53-484e-817a-de8ceb1fce2b. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos publica este recurso y está registrado en GBIF como un publicador de datos avalado por GBIF Brazil.
Palabras clave
Occurrence; Specimen; Occurrence
Contactos
- Proveedor De Los Metadatos ●
- Originador ●
- Punto De Contacto
- Proveedor De Los Metadatos ●
- Originador ●
- Punto De Contacto
- Custodio De Los Datos
Cobertura geográfica
Predominantemente Brasil
Coordenadas límite | Latitud Mínima Longitud Mínima [-33,75, -74], Latitud Máxima Longitud Máxima [5,27, -30] |
---|
Cobertura taxonómica
No hay descripción disponible
Reino | Plantae |
---|
Datos del proyecto
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, visa prover à sociedade, ao poder público e à comunidade científica infraestrutura de dados de acesso público e aberto integrando informações de acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro depositadas no exterior
Título | INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos |
---|---|
Fuentes de Financiación | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq |
Descripción del área de estudio | Ocorrência de espécies de plantas e fungos no Brasil |
Personas asociadas al proyecto:
- Distribuidor
Metadatos adicionales
Identificadores alternativos | 0ec3229f-2b53-484e-817a-de8ceb1fce2b |
---|---|
http://ipt1.cria.org.br/ipt/resource?r=dvpr |